3 de ago. de 2010

Seção Aí meu Saco! por Elton Hélio

Patriotas por ocasião.

O árbitro apita o final do jogo. A seleção é desclassificada pela Holanda!
A Copa do Mundo aflora um sentimento patriótico incomum no brasileiro. Coisa que não vemos durante os três anos que antecedem a competição. Não vejo nenhuma mulher ficar acordada pra assistir Brasil X Bolívia pelas eliminatórias, ou Peru X Brasil pela Copa América. Agora ir no oba oba durante a Copa do Mundo é fácil. Torcer pela seleção só para matar aula ou trabalho também.
Agora assistir jogo do lado de quem não entende nada do assunto é dose. E não é só mulher, tem homem que mal torce pra um time, mas durante a Copa vira técnico. Pede pra tirar o Felipe Melo e por o Grafite, substituir Michel Bastos por Ganso, que nem foi convocado. Só falta pedir pra tirar o Júlio César e colocar o Nilmar...
Mas o pior de tudo mesmo é o pseudo-patriotismo. Eu conto às pessoas que não torço para o Brasil e me tratam como se eu tivesse lepra. Não sou obrigado a torcer para uma seleção de negócios, de cartas marcadas, de jogadores que pensam primeiro em um bom contrato, segundo no bicho, depois em sei lá o que, mas não em representar sua pátria, em realizar um sonho.
Patriotismo não é vestir uma camisa amarela, verde, azul, enfim, e sair gritando Brasil, com vuvuzela na boca. Torcer por um atleta brasileiro não me faz mais ou menos brasileiro. Torcer para alguém ou por algo vai além, é sentimento, afinidade. Será que só porque nasci em São Paulo, tenho que torcer pelo São Paulo F.C.? É a mesma coisa.
Será que quem torce pela Seleção Brasileira, também torce pelo Rubinho Barrichelo, Dayane dos Santos, Jadel Gregório ou Jade Abdul Ghani Gregório, sei lá, irmãos Hipólito e Jade Barbosa? Acho que não, esses caras pipocam nas competições de verdade. E não me venham com a desculpa que eles não têm apoio. Procurem os comerciais que esses atlétas já fizeram. E que apoio o Usain Bolt teve quando era um garoto jamaicano? Ele teve que mostrar seu valor, coisa que atletas brasileiros não fazem. Torcer pelo Rubinho Barrichelo é como torcer pelo Ituano. É torcer pela derrota, pela vergonha.
Patriotismo é querer mudanças, por isso que torço contra, pois só assim vai mudar algo.
Durante a Copa, o patriotismo barato levou o torcedor brasileiro a se comportar como pai de gay ou marido traído, em que sabe toda a verdade, mas insiste em se enganar.
Agora vamos imaginar um pronunciamento do nosso excelentíssimo presidente Mula: "- Companheros e companheras. Mais uma veiz fui covarde. Todos devi se lembrá do caso da Petrobráis com a Bolívia. Pois é, os Estadu Unidu e a Venezuela tão invadindo a Amazônha e precisamu de voluntário pra guerra!!"
Aposto que muitos desses patriotas fugiriam para o Paraguai.
Brasileiros, passou da hora de parar de se deixar levar por pensamentos globais alheios e realizar uma reciclagem mental. Decidir o que é válido pra si e formar uma opinião, mesmo que seja avessa a todos.
Mas se não estiverem a fim, foda-se. Tem quem pense por você.

8 comentários:

  1. Elton, sem palavras... Não tem elogio suficiente que expressem o que eu senti ao ler seu post... Sensacional!!! Ops... e não se esqueça de mim, quando estiver na editora abril... Bjs!!! Claudia

    ResponderExcluir
  2. Elton !
    Ficar ai sentado escrevendo um monte de bobagem ter carteira asssinada, 13 terceiro, vale refeição e meio dia largar tudo e sair pra almoçar voltar 2 horas depois e ainda ficar meia hora de papo com os amigos é mole, quero ver vc treinar 8 horas por dia perder sua infância, escola, amigos, família.... em relação as propagandas o governo fica com 25%,responsável do setor da empresa anunciante leva 20%, empresa contratada pelo anunciante para intermediar com o atleta leva 20%, empresário do atleta leva 15% ou seja sobra nada para o atleta.
    Gostaria de entender como uma pessoa faz faculdade de jornalismo pra escrever uma matéria de péssimo gosto.

    ResponderExcluir
  3. Mandou muito bem ai em cima.
    Parabéns...
    Esse cara deve ter diploma da Facha
    Sabe nada da vida.

    ResponderExcluir
  4. Elton, que bom criar polêmicas! É sinal que você está no caminho certo, afinal nem Jesus Cristo agradou a todos. Infeliz daquele que escreve o que pensa, mas não assina a mensagem... Bjs. Claudia

    ResponderExcluir
  5. Olá,Claudia!
    Ficou claro que o importante pra vc é aparecer não importa o motivo, se o post do Elton te deixou sem palavras e ainda achou sensacional, não precisa se apresentar
    com certeza vc é uma pessoa frustrada.
    segue em frente.
    Ass.
    Claudio noronha
    Ps.O comentário do dia 12-08-2010 08:23:00 è de minha autoria.

    ResponderExcluir
  6. Oi gente!!!!
    Aqui quem vos escreve é a Cris, ou seja, a dona do blog (ohhhh!!!!! momento com musiquinha da propaganda da H2O!) Desculpa, a brincadeira foi inevitável.
    Gostaria apenas de esclarecer que quando criei o blog era justamente na intenção de brincar um pouco com tudo aquilo que de certa forma nos incomoda nos outros, na sociedade e pior, em nós mesmos. Elton e eu somos apenas estudandes de comunicação social voltada a publicidade e propaganda e não temos a pretensão nenhuma de ofender o trabalho dos jornalistas profissionais que inclusive (falo por mim) muitos deles admiro e tiro base para escrever.
    Só gostaria que todos se divertam com minhas besteiras, com as do Elton e de qualquer pessoa que venha escrever em meu blog.
    Respeito a opinião de todos, Elton por sua coragem de ir contra a correnteza, Claudia por defender e Claudio por mostrar personalidade forte ao defender seu comentário.
    Gente, não sou a favor de bloquear nenhum comentário e não o pretendo fazê-lo. Então só peço que isso não se torne um debate político que é muito chato, tá?
    Bjs a todos e por favor, continuem acessando o blog, pois aqui não praticamos regime militar ou censura.
    Cris Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cris!
    Esse texto do Elton falando dos Atletas Olímpicos realmente é um descaso e mostra um profundo desconhecimento no assunto.
    Veja o caso da Jade Barbosa, usada e jogada no lixo pelo COB e CBG, devolveram a menina pra família com osteonecrose no capitato, sabe o que e isso: osso podre no punho, menina guerreira, voltou e a turma ai ta sem saber o que fazer. Diogo do Taekwondo, lembra dele, primeira medalha de ouro no Pan 2007 evaporou gente humilde, Daiane dos Santos independente do dopping ta fora da Olimpíada 2012, joelhos e pés tudo bichado...
    Hoje a População atual do Brasil: 192.924.526 habitantes, 2010 (fonte: IBGE) e vc conta nos dedos os atletas de alto rendimento, só estão treinando e defendendo o Brasil porque a família ajuda, investimento tem só que não chega no atleta, tem muito pedágio
    Esses Atletas Olímpicos citados e outros tem que ser tratado como heróis

    Abcs
    Luiz Miguel

    ResponderExcluir
  8. Cris e Elton gostaria de me desculpar pelo meu péssimo comportamento na utilização do blog de vocês. Porém vocês escolheram uma profissão em que os caminhos são árduos e encontrarão milhares de pessoas "assim" que julgam ou desrespeitam o próximo em todos os sentidos. Não preciso aparecer e muito menos sou frustrada, mas acho lastimável e desnecessário alguns comentários. Bjs... Claudia

    ResponderExcluir